ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP +55 11 98585 2515 COMERCIAL@CSI.IND.BR

Blog

Bridge – Conexões Inteligentes entre Sistemas e Automação

Muito se fala em Indústria 4.0 hoje, de novas tecnologias e possibilidades, mas e nos casos em que a automação é antiga, os custos de atualização são altíssimos, além do tempo e risco da migração e se faz necessário implementar conceitos de indústria 4.0 e Iot?

Considere também a necessidade de separar as regras de negócio da automação, para deixar os processos mais simples e transparentes, simplificando a vida dos técnicos de Manutenção.

Mas como fazer a ponte de dados do chão de fábrica para os Sistemas e também no sentido oposto, do Sistema para o chão de fábrica nesses casos de déficit tecnológico? É necessário encontrar uma alternativa de risco e custos mais baixos e assim agregar muito valor aos processos produtivos.

Existem no mercado diversos Sistemas de Gestão de Manufatura, cada um com sua particularidade e protocolos específicos, assim como diversas plataformas de automação, com os PLCs se comunicando em diversos meios. Como conectar os Sistemas de TI à Automação mantendo segurança e padrões de trabalho?            

Além de manter um padrão para simplificar o trabalho da Manutenção ao Processo, temos que nos atentar as diferentes tecnologias existentes e como levar dados produtivos a Sistemas IoT, levando mais que dados, mas sim informações.

A ideia de dados em nuvem é interessante, mas por que não levarmos informações do tipo Em Operação ou Parado ao invés de BIT 1 em nível 0 ou 1? Podemos pensar também em Peça número XYZ montada às 11h23 no Produto 45ABC19.

Aliado a isso vamos avaliar o caminho de entregar mais eficiência a produção, levando dados dos Sistemas de Gestão ao Chão de Fábrica. Quais dados são importantes para as operações que estão hoje em papéis ou somente no Sistema que ajudariam a Automação e os Operadores a trabalharem de forma mais eficiente?

A Integração de Dados entre nuvem, Sistemas de Gestão e Automação deve ser transparente para as áreas interessadas. Por isso buscamos oferecer uma solução que seja aliada a todas as partes, trazendo simplicidade no uso e integração.

Através de protocolos como Profinet, Ethernet/IP e Modbus TCP definimos uma troca de dados padronizada, com protocolo de segurança e logs de sistema para troca de dados com a Automação. Definimos atributos a tipos de dados provenientes da Automação para que sejam interpretados como um dado mais trabalhado nos Sistemas de Gestão e IoT. A área de dados permite tanto troca da automação como para a automação. Após essa definição subimos o nível da interface e configuramos os dispositivos de conexão, protocolos e endereços dos Sistemas que serão conectados.

O protocolo mais usado no Iot é o MQTT, mas existem ainda os protocolos para troca de dados com Sistemas de Gestão. A ideia de ter um equipamento que faça a interface de forma transparente é não misturar o os dados específicos de regras de negócios nos códigos de controle da Automação. Isso simplifica o trabalho dos eletricistas e protege a integridade dos dados que sobem para os Sistemas de qualquer caso de problema na linha que venha a ocorrer, além de ter um histórico do processo disponível em rede para relatórios e criação de planos de ação de melhorias.

A solução Bridge embarca todos esses conceitos. O equipamento provê Duas portas de rede, uma para Automação e outra para rede corporativa, sem misturar as duas. Possui base de dados local que pode ser acessada via WebServices para consultas, se comunica via protocolo padrão com a automação e permite diversos protocolos com Sistemas Corporativos, permitindo a troca de dados entre as áreas de forma padronizada e segura, possui interface MQTT embutida e pronta para uso, além de entradas e saídas digitais para uso pela automação e possibilidade de uso junto à solução de leitor de códigos de barras e QRCode com a câmera CSI, integração com leitor biométrico, scanners, antenas e outros dispositivos.

Com Bridge a integração entre chão de fábrica e Sistemas é simples e transparente. Além das diversas opções de tecnologias a embarcar, simplifica os processos de Automação, Gestão de Sistemas Corporativos e IoT.

A integração entre Sistemas e Chão de Fábrica não precisa ser complexa, nem trazer dificuldade ao dia a dia da Manutenção Elétrica. Com os ambientes seguros e separados logicamente, os processos ficam seguros e padronizados e pode-se focar no que é mais importante ao processo produtivo: A entrega de produtos de qualidade, com mais eficiência e menor tempo de downtime.

Últimas Postagens

Conversores de sinais industriais PNP NPN

Conversores de sinais industriais PNP NPN

Conheça nossa linha de Conversores de sinais PNP/NPN/PNP e Protocolos Industriais para interfaces entre máquinas e sistemas. Nos mais de 30 anos de atuação desenvolvendo Equipamentos e Sistemas para Manufatura integrada a CSI se deparou com as mais diversas...

Armazéns inteligentes sem Automação

Armazéns inteligentes sem Automação

Soluções visionárias de Industria 4.0 desde 1991 A CSI já participou desde sua fundação de diversos projetos de Sistemas Inteligentes de Gestão de Armazéns. Esse texto trata nosso maior case de sucesso de 2021 onde usamos de nossa tecnologia para entregar um sistema...

Sistemas de Abastecimento e Chamadas de Manutenção

Sistemas de Abastecimento e Chamadas de Manutenção

Indústrias de diversos segmentos que não possuem linha seriada e ilhas de operação isoladas têm a mesma necessidade: abastecimento de matéria prima e chamadas de manutenção. Recentemente visitamos uma indústria que gostaria de diminuir o tempo de chamada de...

Sistemas de Poka Yoke com barcodes

Sistemas de Poka Yoke com barcodes

Você já recebeu em casa um produto que precisou de troca, conserto ou não era a da mesma forma apresentada na propaganda? Ou tinha cor errada? Quem sabe comprou um carro que precisou de recall ou em pouco tempo após sair da concessionária precisou retornar pra...