ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP +55 11 98585 2515 COMERCIAL@CSI.IND.BR

Blog

Controle de Barris em Indústria de Bebidas

Uma prática comum nas indústrias de bebidas é o uso de barris para envio de maiores quantidades de bebidas para clientes diminuindo custos de embalagens, visto que os barris são retornáveis.

Se faz necessário um sistema de rastreio de barris e apontamento de avarias, desde seu envase até a chegada ao local de uso e consumo, quanto no retorno, manutenção e nova expedição.

Mas como controlar o uso de cada barril, sabendo qual cliente fez seu uso por quanto tempo e também, como fazer o rastreio de uma avaria? Avarias ocorrem tanto no transporte quanto no uso e existe um custo de manutenção que precisa ser medido.

Levamos em conta também o alto de custo dos barris que podem chegar a U$1.000,00 ou mais! Por isso tanto saber onde está e onde foi avariado se faz necessário.

Com um alto custo de aquisição e manutenção, custo de estoque e do giro de consumo que é variável em relação a cada cliente é necessário ter uma boa previsibilidade de saída e retorno dos barris, além de saber qual área será responsável pelo custo de manutenção.

Algumas indústrias possuem diversos produtos envasados em diferentes tamanhos de barris, isso nos exige um rastreio na hora do envase com identificação do barril e tipo do produto. Algumas com processos mais simples possuem somente um produto com um tamanho de barril, o que simplifica o tipo de rastreio, mas que já adianto, numa futura expansão, se fará necessário controle de envase e identificação de modelo de barril.

Para solucionar essas questões temos que pensar primeiramente em como identificar cada barril. Tendo todos um número de código de barras ou QR Code a partir de etiquetas metálicas ou plástico é necessário tomar cuidado que no transporte ou pelo uso normal essas etiquetas sejam perdidas. Indicamos a gravação dos códigos a partir de máquinas a laser, que nos surpreendem com o resultado alcançado.

A partir da criação e cadastro dos códigos dos barris podemos olhar para os requisitos básicos de um Sistema de Gestão que nos trazem os seguintes pontos:

  • Cadastro e geração de códigos dos barris
  • Cadastro e apontamento de Clientes e endereços
  • Cadastro e apontamento de Operadores de fábrica e transporte
  • Uma tabela que registre barril, produto, NF de saída, data hora de saída e chegada a destino, operadores envolvidos nos processos, cadastros de avarias
  • Relatórios diversos sobre entradas e saídas de processo e avarias

Para apontamentos de dados de produção, barris e localizações, cadastros de avarias, expedição, chegada em destino, número das NFs faz-se o uso de coletores de dados móveis com uma tela embutida. Esses coletores fazem uso de localização via GPS para registro do local de carga e descarga e comunicação GPRS para envio na nuvem dos dados coletados independente da localização. Nesse coletor podemos apontar ainda:

  • Operador – por identificação biométrica ou usuário e senha;
  • Identificação dos barris;
  • Número da Nota Fiscal de entrega
  • Data/Hora sincronizada com sistema
  • Local a partir do GPS
  • Identificação do responsável pelo recebimento no destino;
  • Identificação de possíveis avarias registradas na entrega

Pode-se assim rastrear no Sistema central as movimentações dos barris e identificar local onde se encontra, onde houve avaria e seus responsáveis. Ainda assim fazer avaliações de consumo e periodicidade tendo então melhor dimensionamento de estoques dos barris e previsibilidade quanto ao giro do estoque, produção e clientes com maior consumo.

A manutenção dos barris também tem uma previsão de atuação e os principais motivos de avaria são rastreados visando uma melhoria de processos. A robustez de todo o processo e sua perpetuação dependem do método de identificação dos barris serem bem feitos, sem risco de perda durante a manipulação, por isso o mais indicado são etiquetas metálicas bem fixadas ou o uso de tecnologia de escrita a laser.

Últimas Postagens

Conversores de sinais industriais PNP NPN

Conversores de sinais industriais PNP NPN

Conheça nossa linha de Conversores de sinais PNP/NPN/PNP e Protocolos Industriais para interfaces entre máquinas e sistemas. Nos mais de 30 anos de atuação desenvolvendo Equipamentos e Sistemas para Manufatura integrada a CSI se deparou com as mais diversas...

Armazéns inteligentes sem Automação

Armazéns inteligentes sem Automação

Soluções visionárias de Industria 4.0 desde 1991 A CSI já participou desde sua fundação de diversos projetos de Sistemas Inteligentes de Gestão de Armazéns. Esse texto trata nosso maior case de sucesso de 2021 onde usamos de nossa tecnologia para entregar um sistema...

Sistemas de Abastecimento e Chamadas de Manutenção

Sistemas de Abastecimento e Chamadas de Manutenção

Indústrias de diversos segmentos que não possuem linha seriada e ilhas de operação isoladas têm a mesma necessidade: abastecimento de matéria prima e chamadas de manutenção. Recentemente visitamos uma indústria que gostaria de diminuir o tempo de chamada de...

Sistemas de Poka Yoke com barcodes

Sistemas de Poka Yoke com barcodes

Você já recebeu em casa um produto que precisou de troca, conserto ou não era a da mesma forma apresentada na propaganda? Ou tinha cor errada? Quem sabe comprou um carro que precisou de recall ou em pouco tempo após sair da concessionária precisou retornar pra...